OS SETE MAIORES ERROS DO ENGENHEIRO

Saiba agora quais são os sete maiores erros cometidos pelo engenheiro civil em suas obras e entenda a importância de ter sempre bons profissionais.

O arquiteto e engenheiro são profissionais dinâmicos que lidam com todos os tipos de profissionais num canteiro de obras além de ter relação direta ou indireta com fiscalização, investidores, projetistas e cliente, eles devem se atentar a tudo o que acontece na obra pois são eles os responsáveis.

Uma boa comunicação entre as partes faz com que as coisas fluam melhor entretanto, existem os sete maiores erros que você arquiteto ou engenheiro pode estar cometendo na gestão de sua obra.

Mão de obra desqualificada

Não existe nada pior em uma obra do que o emprego de profissionais desqualificados, não somente os profissionais que executam, mas também os que projetam e gerenciam enfim, todos os temas que serão abordados neste tema dos sete maiores erros do engenheiro, poderiam ter sido evitados simplesmente com bons profissionais nas obras.

A mão de obra desqualificada no canteiro é sinônimo de custo extra, retrabalho, quebra, pessoas insatisfeitas, enfim, tudo o que não poderia acontecer dentro duma obra, ao empregar mão de obra desqualificada, você permite que essas coisas possam ocorrer.

Projetos e licenças

No Brasil infelizmente ainda existem profissionais que executam obras sem projeto aprovado na prefeitura, ou seja, sem o alvará de construção, deixando todo a obra em risco pois a qualquer momento pode ser embargada.

É sabido que algumas prefeituras levam mais tempo do que o normal para analisar um projeto e na maioria dos códigos de edificações, existe uma cláusula que permiti o proprietário prosseguir com sua construção sob sua responsabilidade.

Existem ainda, profissionais negligentes que desprezam parcialmente ou totalmente projetos executivos como o estrutural, hidráulica, elétrica e colocam em risco bom andamento da obra e observância das normas técnicas, podendo ocasionar demandas judicias.

Orçamento e cronograma

Imagine que você disputará uma maratona e você não se preparou, não conhece o percurso, não sabe a distância a ser percorrida e as condições climáticas do local, você obviamente será o corredor mais despreparado para a prova pois, não saberá o momento ideal de tomar água, aumentar a velocidade ou seja, gerenciar seus recursos.

É uma simples analogia, mas a mensagem é que antes de mais nada, é necessário conhecer todas as variáveis para que saibamos como administrar os recursos disponíveis para uma melhor tomada de decisão.

Por mais simples que seja, faça um orçamento de obra e liste todos os custos previstos para execução deste determinado serviço e no final, compare o custo previsto com o custo realizado, ou seja, o custo efetivo, o que de fato foi gasto para execução da tarefa.

Tenha sempre um cronograma de obra, aproveite os itens do seu orçamento para mensurar prazos e definir metas, delegar atribuições e analisar a viabilidade do projeto como um todo.

Segurança do trabalho

Nos últimos anos os investimentos em Segurança do Trabalho têm se intensificado cada vez mais dentro do canteiro de obra pois as construtoras perceberam que quanto mais se investe em segurança, menor será o número de paralizações e custos resultantes de acidentes além de preservar a saúde e integridade física do trabalhador fará com que ele alcance melhores níveis de produtividade.

Uma empresa que não investe em Segurança do Trabalho, está sujeita a fiscalizações que podem multar ou embargar a obra, independentemente do estado que se encontra e ainda, pode ser processada individualmente ou coletivamente pelos seus colaboradores.

Infelizmente o setor da construção civil é o segundo em número de mortes totais, só perdendo para o setor rodoviário e as principais causas estão ligadas a falta de atenção dos colaboradores ao uso de EPI corretamente e então, o empregador precisa provar que forneceu o EPI ao empregado através da Ficha de EPI.

Materiais de baixa qualidade

Quem comprou um produto de baixa qualidade e no final, acabou gastando duas vezes mais, sabe da importância da escolha de materiais confiáveis ainda mais num canteiro de obras onde os quantitativos são enormes o que pode representar prejuízos gigantescos.

Antes de realizar qualquer compra, é necessário se atentar as especificações técnicas do produto, modelo, prazo de entrega, durabilidade, marca, enfim, tudo o que for relevante para escolher a melhor opção possível naquele momento.

Desconfie sempre do barato, nunca feche nada sem cotar com pelo menos com três empresas e formalize suas compras por e-mail com um pedido de compra em anexo assinado.

Gestão inadequada de pessoas

Gestão inadequada de pessoas é a má administração e gerenciamento do capital humano que cabe ao engenheiro ou construtor lidar com todas as pessoas em seu ambiente de trabalho, incentivar sua equipe, elaborar planos e metas e ter boa comunicação com todas as faixas hierárquicas da corporação.

É comum nos canteiros de obra encontrar profissionais que tratam seus colegas de trabalhos com arrogância e prepotência e que nunca estão abertos ao diálogo e ainda, não gostam de ser contrariados.

Cabe ao gestor de obra identificar quais são as pessoas que não estão trabalhando de acordo com os princípios e valores da empresa e então, capacita-las com treinamentos e palestras até que elas absorvam a metodologia da empresa ou de último caso, substitui-la, antes que seja tarde.

Seguro de obra

O último dos sete maiores erros do engenheiro é deixar de contratar seguro de obra pois assim como qualquer investimento, uma construção envolve riscos vão desde um trabalho em altura até maquinários pesados transitando pelo canteiro próximos aos trabalhadores e a melhor forma de gerenciar riscos, é prevenir com a segurança do trabalho, entretanto, por melhor que seja o trabalho de prevenção, você deve considerar que ainda sim, é possível que aconteça algo de errado no planejamento e é justamente nesse ponto, que você precisa acionar o seguro para cobrir tudo o que saiu fora do controle.

Infelizmente no Brasil, existem construtoras que insistem em iniciar uma obra sem o seguro de obras contratado, seja por falta de conhecimento ou simplesmente por pensar que é um serviço caro e para mudar esse cenário, muitas obras públicas já adotam no escopo do serviço, o seguro de obra como item obrigatório para licitação.

Não importa o tamanho de sua obra, os profissionais que irão executar, o valor investido, o tempo, enfim, nada. Você deve se prevenir e contratar um seguro adequado a sua necessidade para cobrir possíveis prejuízos.


Espero que você tenha aprendido e evite cometer um dos os sete maiores erros do engenheiro e que esse conteúdo tenha agregado conhecimento para sua pessoa e desde já, coloco-me a inteira disposição para responder quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões.

Você gostou deste artigo? Quer complementar nossa lista? Não concorda com um dos itens? Deixe um comentário.

Para você ficar por dentro de tudo que há no Planilha de Obra, se inscreva no nosso blog e tenha acesso há diversos conteúdos exclusivos.

Print Friendly, PDF & Email

Inscreva-se agora para receber conteúdos e planilhas exclusivas!

100% livre de SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Sou a Beatriz Ribeiro, e quero parabenizar você pelo seu
    artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.