ALTERAR O DIRETÓRIO DE SALVAMENTO

A tela de Diretório configura todo o diretório de salvamento dos arquivos que serão gerados pelo sistema em PDF ou XLS.

Neste artigo, você vai aprender a como alterar o diretório de salvamento de todo sistema da Planilha GOR. Se preferir, você pode assistir o vídeo abaixo onde abordamos todo o tema deste artigo.

Nível requerido – OURO

Como acessar o Diretório?

A tela de “Diretório” pode ser acessada clicando no botão “Diretório” no setor de configurações. Nela você pode alterar o diretório de salvamento dos pdf’s gerados, pedido de compra, medição do prestador, relatórios, recibos e backups de sua empresa e/ou cliente, entre outros.

Tela de diretórios em configurações da PlanGOR | Planilha de Obra

Os diretórios de salvamento do sistema por padrão vem vinculados a pasta “C\:PLANILHADEOBRA\” e suas subpastas, conforme imagem acima.

Cada campo na tela de diretório tem uma função específica e é importante que o encaminhamento descrito nela exista pois todo o sistema trabalhará com base nos diretórios definidos nesta tela. Abaixo uma breve resumo de cada campo:

  • [0-PDF’s] – A maioria dos pdf’s gerados pelo sistema ficarão nesta pasta;
  • [1-PEDIDOS] – Nesta pasta você deve salvar os pedidos de compras com nota fiscal e boleto obedecendo o seguinte nome:
  • XXX0000 – SOMENTE O PRIMEIRO NOME DA EMPRESA, onde o “XXX” indica a sigla do pedido de compra e o “0000” indica seu número. Configurando desta forma, toda vez que for necessário visualizar o pedido de compra com nota fiscal e boleto, poderá ser feito diretamente pelo sistema clicando em “Abrir pdf”.
  • [2-MEDIÇÕES] – Nesta pasta você deve salvar as medições do empreiteiro obedecendo o seguinte nome:
  • XXX0000 – SOMENTE O PRIMEIRO NOME DA EMPRESA, onde o “XXX” indica a sigla da medição e o “0000” indica seu número. Configurando desta forma, toda vez que for necessário visualizar o medição do prestador de serviço assinada, poderá ser feito diretamente pelo sistema clicando em “Abrir pdf”.
  • [3-RELATÓRIOS] – Todo relatório em .pdf ou .xls gerado pelo sistema ficará disponível para visualização nesta pasta;
  • [4-RECIBOS] – Os recibos ficarão armazenados nesta pasta;
  • [5-BACKUPS] – Todo backup que você fizer do sistema, é indicado que seja salvo nesta pasta;

Botões de comando

São quatro botões de comando disponíveis na tela de “Diretório” são eles:

  • [Resetar] – Restaura os diretórios para o padrão do sistema, nesta etapa o sistema cria uma pasta no disco “C:/” uma pasta chamada “Planilhadeobra” e subpastas;
  • [Salvar] – Salva os diretórios;
  • [Editar] – Ativa o modo de edição e habilita os botões (Salvar) e (Excluir) ; e
  • [Excluir] – Descartar as alterações.

Sempre que ao clicar em [Editar], os campos dos diretórios ficarão em amarelos, indicando que estão prontos para edição. 

Tela de diretórios no modo edição em configurações da PlanGOR | Planilha de Obra

Após o término da edição, basta clicar no botão [Salvar] ou [Excluir] para o sistema registrar seus dados e voltar ao modo bloqueado.  


Espero que esse conteúdo tenha agregado conhecimento para sua pessoa e desde já, coloco-me a inteira disposição para responder quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões.

Se você leu esse conteúdo é provável que você se interesse no próximo artigo da série que é Cadastro de Usuários ou se preferir, retorne ao menu PlanGOR.

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