TABELA DE AÇO

Baixe agora a tabela de aço CA25, CA50 e CA60 em xls ou pdf para consulta do peso específico das barras retas, vergalhões, telas nervuradas, arames, treliça e muito mais.

Neste artigo você terá acesso as principais tabelas de aço CA25, CA50 e CA60 da construção civil utilizadas por engenheiros de mercado e ainda, você poderá baixa-las em pdf ou xlsx.

A construção civil é uma área da engenharia muito ampla e estruturada. São milhares de materiais e produtos que alimentam essa cadeia que é composta por diversas normas e diretrizes o que torna impossível para um único profissional acompanhar toda evolução da engenharia civil.

Um conselho, não se preocupe em decorar as normas ou tabelas pois elas mudam a todo instante portanto, você deve consulta-las sempre que necessário.

Outro ponto importante, é sobre as tabelas de peso específico dos materiais, mais especificamente de aço da construção civil, que existem milhares disponíveis na internet  mas muitas trazem informações de fontes não confiáveis e foi pensando nisso que a PLANILHA DE OBRA preparou esse artigo para esclarecer alguns pontos e ainda disponibilizar materiais para download para que você possa utilizar para consulta.

Diferença entre CA25, CA50 e CA60

Quem nunca ouviu falar de aço CA50? Mas você sabe o que isso significa? Melhor ainda, você sabe a diferença entre CA25, CA50 e CA60? Bom, vamos por partes.

Primeiramente CA é abreviação Concreto Armado que obviamente como o próprio nome sugere, sua aplicação deve ser feita em concreto.

Segundamente, temos os dois números após o CA que representam a tensão de escoamento do aço ou seu limite de elasticidade. Mas o que isso quer dizer? Caso haja algum acréscimo de tensão, o aço não mais obedecerá a lei de Hooke e começa a sofrer a deformação plástica, que é irreversível ou seja, quando lemos CA50 significa que o aço em questão tem 50 kgf/mm² (500 Mpa) de resistência ao escoamento.

Tabelas de aço

Todas as tabelas aqui apresentadas foram desenvolvidas pela equipe PLANILHA DE OBRA com base nos catálogos das principais siderúrgicas do país.

Vergalhões

Produzido rigorosamente de acordo com as especificações da norma NBR 7480, o vergalhões CA-50 com superfície nervurada, garantindo assim maior aderência da estrutura ao concreto.

É vendido em barras retas nas bitolas de 6,3 a 40mm, dobradas até 20mm e em rolos de 6,3 a 16mm. Os feixes de barras possuem comprimento de 12 m e peso de 1.000 kg ou 2.000 kg.

NA tabela de aço abaixo é possível identificar todas as bitolas (em milímetros e polegadas) que as principais siderúrgicas do país trabalham além da massa nominal ou peso específico do material a cada metro linear.

Tela soldada

A tela soldada nervurada é composta por uma malha de fios de aço pré-fabricados. É muito comum seu uso em obras residências, comerciais e principalmente industriais.

Por se tratar de uma tela pronta, ela possui excelente custo benefício pois racionaliza a mão de obra, boa aderência e tem rápida aplicação, bastando posicionar no local desejado e concretar.

Na tabela encontra-se todas as principais informações da tela soldada nervura bem como seus espaçamentos longitudinais e transversais, diâmetro do fio, dimensões da tela e massa nominal por metro quadro ou por peça.

Tela para tubo

Própria para a construção de tudos pré-moldados de concreto, galerias de águas pluviais, galerias de redes de drenagem e galerias de esgostos sanitários.

Produzida de acordo com a norma ABNT NBR 7481. Produto certificado normatizado e com ISO.

Na tabela abaixo você verá as principais características da tela de aço aplicada nos tubos de concreto.

Treliça

Por ser tratar de um material leve e ao mesmo tempo rígido a treliça é largamente utilizada na construção civil para espaçamento ou distanciamento de telas de pisos e lajes nas obras.

Abaixo encontra-se a tabela de treliças com todas suas características técnicas como massa, altura, diâmetro do fio, entre outros.

Malha pop

A malha pop é muito utilizada nos canteiros de obra pelo país na concretagem de peças estruturais leves como, calçadas, piso residenciais, lajes, etc.

A tabela abaixo demonstra de forma simples os dados técnicos da malha pop produzida no Brasil.

Pregos

Como todos sabem, a função do prego é unir partes de materiais iguais ou diferentes mas para que isso ocorra de maneira eficiente, é necessário escolher o tipo de prego adequado mas saiba que existem dezenas de pregos diferentes, cada um com uma finalidade específica.

A tabela abaixo demonstra as dimensões e quantidades de prego comum com cabeça em um pacote de 1 kg.

Arame

O arame recozido é amplamente utilizado nos canterios de obra pois é muito prático e fácil de se trabalhar com ele.

A principal vantagem do arame recozido é a maleabilidade o que agiliza os trabalhos de amarrações das armaduras de concreto armado.

Na tabela abaixo, você encontra as principais características do arame recozido e galvanizado.

Barra de transferência

Ideal na utilização de transferência de cargas entre pavimentos de concreto. Deve ser fixado em todas as juntas das placas.

Na tabela abaixo você encontra uma tabela simples mas funcional das principais características da barra de transferência.

Alambrado

A tela para alambrado é amplamente utilizada em residências, condomínios, rodovias, indústrias, shopping centers, escolas, áreas de segurança e estacionamentos por preservar o visual e colocar mais leveza na área a ser delimitada sem dispensar segurança e durabilidade.

Na tabela abaixo encontra-se as características técnicas do alambrado.

Download

Baixe agora, todos as tabelas acima compatibilizadas em um único arquivo:

Tabela de aço.xlsx – Versão do excel 2007 ou superior

Tabela de aço.xls – Versão do excel 1997-2003

Tabela de aço.pdf


Espero que esse conteúdo tenha agregado conhecimento para sua pessoa e desde já, coloco-me a inteira disposição para responder quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões.

Para você ficar por dentro de tudo que há no Planilha de Obra, se inscreva no nosso blog e tenha acesso há diversos conteúdos exclusivos.

Print Friendly, PDF & Email

Inscreva-se agora para receber conteúdos e planilhas exclusivas!

100% livre de SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Cleber diz:

    gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

  2. joao vitorio diz:

    Planilha Otima

  3. Sidinei Ribeiro diz:

    Boa tarde!!! gostaria de agradecer .